top of page
Buscar

EMIRADOS ÁRABES PARA BRASILEIROS

  • Foto do escritor: Lílian Côcco
    Lílian Côcco
  • 21 de jun. de 2016
  • 15 min de leitura

Atualizado: 27 de set. de 2020

O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA IR A DUBAI?

Muitos viajantes sonham em conhecer Dubai, terra do impossível, onde a riqueza e o glamour ditam o padrão da sociedade. Como Dubai está situada no Oriente Médio, as leis e costumes são diferentes do nosso mundo ocidental, e por ser diferente torna-se muito atrativo aos turistas.



Dubai é a cidade mais famosa dos Emirados Árabes Unidos, sendo a capital do Emirado de Dubai, um dos 7 que compõe os Emirados. A capital oficial dos Emirados é Abu Dhabi, que fica em outro Emirado (Abu Dhabi) e as duas cidades ficam muito próximas, sendo que Abu Dhabi tem apoiado financeiramente Dubai para seu desenvolvimento meteórico (a partir de 1979). Normalmente quem vai a Dubai pode visitar tranquilamente Abu Dhabi, distante apenas 140 km. 


Os Emirados Árabes localizam-se na região do Oriente Médio, são cortados pelo trópico de Câncer e situa-se em uma área desértica onde o clima é muito quente (deserto da Arábia), sendo que no verão as temperaturas chegam facilmente acima dos 40°C. Por causa disso, o fluxo de turistas costuma ser intenso nos meses de dezembro a fevereiro, que é o inverno de lá, e as temperaturas ficam amenas e favoráveis para diversas atividades. 



Você acha que vai ver um monte de árabes por lá? olha só... 80% da população de Dubai é formada por expatriados, principalmente indianos e paquistaneses que ajudaram na construção da cidade e todos falam inglês, portanto se você domina o inglês não sentirá dificuldade na comunicação. O inglês de Dubai não é um só; tem o britânico, o americano, o australiano, o canadense, o árabe, o tailandês, o indiano... sabe o que significa não é? Mesmo sabendo inglês você pode sofrer um pouco com os diferentes sotaques. Pessoalmente eu acho que é importante entender um pouco de inglês para não perder tanto tempo e dinheiro com a comunicação, pelo menos na primeira vez que for visitar o local. Caso não entenda nada de inglês aconselho a fazer parte de grupos guiados por brasileiros. Isso evita muita confusão e a pessoa recebe orientação sobre tudo o que é necessário para uma viagem super agradável por lá. 


Existe um código de vestimenta tanto para homens quanto para mulheres em se visitar templos e lugares luxuosos, portanto, é necessária certa cautela para não ser barrado na entrada dos estabelecimentos. Por ser um país muçulmano deve-se  ter cautela com relação a bebidas alcoólicas, que podem ser consumidas nos hotéis e restaurantes, porém não nas ruas.



Como é um destino de luxo, não vá para lá achando que não vai gastar nada, nem como mochileiro. É correto que existem hostels e hotéis muito em conta, mas só isso. Os passeios mais legais você precisa pagar entrada, sendo que alguns têm que comprar com certa antecedência dependendo da época. 


Com relação à alimentação, existem opções baratas dentro dos shoppings gigantes, estilo fast food, porém não existem essas opções baratas em todos os lugares, principalmente perto das atrações mais badaladas.



O transporte você pode usar o metrô ou táxi (tem uber também) que eu posso dizer que é eficiente e barato. Vale lembrar que em muitos casos a opção de comprar pacotes turísticos acaba saindo um pouco mais em conta.


QUANTOS DIAS FICAR EM DUBAI E O QUE FAZER?


Sendo uma cidade cosmopolitana, Dubai atrai todos os tipos de turistas, sendo aqueles que vão visitá-la em suas férias a imensa maioria. Se o visitante ficar muitos dias é possível elencar uma série de atividades de modo a extrair o máximo de experiência possível.


Dependendo do tempo que você tem em Dubai, é possível preencher de forma organizada a sua agenda. Sendo Dubai um ponto importante de conexão de voos internacionais, é usual que muitos viajantes parem por alguns dias e aproveitem a passagem para seguir viagem depois de visitar a cidade, o famoso "stop over" em Dubai.



Ficou fácil para quem possui o passaporte brasileiro obter o visto na entrada do país, sendo que podemos usar 90 dias por ano nos Emirados. Portanto, se o viajante está fazendo uma conexão em Dubai, ele poderá ficar alguns dias descansando para depois seguir viagem, principalmente para lugares muito distantes. Dubai é para todos os gostos, desde pessoas de férias querendo relaxar até turistas aventureiros procurando uma experiência nova. O perfil do viajante pode variar muito, bem como o objetivo da visita, porém podemos orientar que fiquem no mínimo uns dois dias para conseguir ver algumas atrações principais.


Caso o visitante queira ficar muitos dias, ainda terá muita coisa a fazer em Dubai e Abu Dhabi, podendo até dar uma esticada nos outros Emirados. Como a viagem é bastante cansativa para nós brasileiros, é aconselhável ficar no mínimo uns três dias. Isso depende também da reação de cada organismo frente à diferença de fuso horário. Algumas pessoas não sentem cansaço e poderão aproveitar melhor a viagem, inclusive participar de festas noturnas tranquilamente. 

Atrações à parte são os hotéis em Dubai, que são diversos e sempre em expansão, desde hostels até os 4 e 5 estrelas com alguns tipos de restaurantes bacanas dentro deles. Isso sem mencionar os resorts! Toda vez que for aos Emirados vale a pena ficar em hotel diferente e aproveitar a estrutura excelente que cada um oferece. Então, para aquelas pessoas que apreciam gastronomia irão adorar fazer um tour pela cidade reservando almoços, cafés da tarde ou jantares e apreciar a vista da cidade e dos ambientes de luxo dos hotéis, show de bom gosto e estilo.



A maioria das pessoas sente muito o efeito do fuso horário, é melhor dividir as atividades em duas ou três por dia, com intervalos de descanso no hotel. O importante é sentir-se bem e apreciar o passeio com calma. Se puder chegar e descansar bastante no primeiro dia, terá uma melhor qualidade e aproveitamento dos passeios.


Para aqueles viajantes com maior energia, existem eventos noturnos como baladas, shows, bares, que podem ser aproveitados para interagir com as diversas nacionalidades presentes. Existem também atividades para esportes radicais como paraquedismo (skydive e i-fly), esqui (ski Duba), mergulho, tirolesa. Santuários, parques e desertos para aqueles que adoram a natureza.


Para as famílias e crianças, existem os parques aquáticos ou resorts que podem contribuir para um excelente dia! Existem também os parques indoors, desde os pequenos (ski Dubai) até os parques de diversão temáticos gigantes (legoland, Global village).




Além disso, as belas praias agradam os banhistas, e as mulheres podem usar biquínis sim. No entanto, a grande atração de Dubai é mesmo a imensa variedade de opções de compras. São dezenas de lojas de departamento, estabelecimentos duty-free, outlets e shopping centers que vendem artigos de luxo e de grifes celebradas em todo o mundo. Os preços são bastante atrativos nos shoppings e nos souks, que são um tipo de feiras locais. 


Caso queira comprar nos souks observem se os vendedores querem barganhar, podendo baixar muito o preço, em torno de até 50 ou 70%. Se estiver sendo acompanhado por guias autorizados eles te avisam onde deverá negociar. Não se esqueça de que você está na terra das tâmaras, então aproveita para comprar, porque é muito barato! Fui a uma loja simples próxima a um centro comercial central e a variedade de pistaches e tâmaras é enorme!!! Eu conhecia apenas uma variedade de pistache, mas eu vi no mínimo uns dez tipos que variam na coloração e no tamanho, sendo os pistaches iranianos os mais famosos...



Sempre é bom conhecer a história do lugar visitado, então não perca as atrações culturais que são muito diferentes do que estamos acostumados. Em todos os lugares históricos existem guias especializados que podem te contar um pouco da história dos Emirados, vale a pena perguntar viu?


Quer descansar em Dubai? Pode ficar nos hotéis com as praias privativas olhando o golfo pérsico! Peça um chá de jasmim ou um café árabe para acompanhar a visão privilegiada. O importante é relaxar e aproveitar a experiência.





COMO CIRCULAR EM DUBAI E ABU DHABI?


Devo avisar que é estritamente proibido fumar, comer e beber em qualquer transporte público (inclusive mascar chiclete). O infrator deve pagar uma multa no ato, caso contrário, poderá ser preso. Esse é um alerta importante da embaixada brasileira em Abu Dhabi.


Táxis e metrôs

O Aeroporto Internacional de Dubai está localizado a 5 km do antigo centro cidade. Há ônibus e táxis funcionando 24 horas, e também metrô para se dirigir aos polos turísticos. Na cidade de Dubai, para se percorrer os bairros históricos e as avenidas que margeiam as praias e a moderna Sheik Zayed Road, as melhores opções de locomoção são táxis e metrô, sempre com ar-condicionado para aguentar o calor do deserto. A maioria dos motoristas de táxi é indiana e o preço é aceitável. Também existem táxis dirigidos por mulheres e são cor-de-rosa, caso uma mulher que esteja viajando sozinha não se sinta à vontade de pegar um táxi normal.



Ao solicitar táxis dos hotéis, deixe bem claro que você quer um táxi comum, porque senão vão te mandar táxis luxuosos que cobram o valor dez vezes mais. Caso você esqueça ou perca algum objeto dentro do táxi, é só telefonar para a central que será devolvido imediatamente! O abençoado do taxista volta e te devolve o objeto perdido... normalmente é o celular, não é????


É estritamente proibido fumar, comer e beber em qualquer transporte público, inclusive mascar chiclete... você pode conhecer alguém que já foi para lá e vai afirmar que mascou chiclete ou comeu em diversos lugares. Isto quer dizer apenas que essa pessoa teve sorte. Quer arriscar?? Sua conta e risco mesmo.


Transfers e ônibus

Com dois andares, o ônibus especial Big Bus Tour, permite ao turista conhecer as distâncias entre as 20 principais atrações, com a facilidade de embarque e desembarque a qualquer momento, com ingressos de 24 horas ou 48 horas, o que agrega economia ao passeio. Outra forma de economizar nos deslocamentos e passear com segurança é contar com os transfers que vários hotéis oferecem, de manhã à noite, sobretudo para os shoppings de Dubai. Você também pode circular por Abu Dhabi ou Dubai de ônibus tranquilamente, mas informe-se direitinho antes de se aventurar. Os pontos de ônibus por lá são estilosos e possuem ar condicionado, caso contrário seria impossível esperar dez minutos por um transporte mais barato.




Aluguel de carros e vans


O sistema rodoviário é moderno, com excelentes estradas e ruas com boa sinalização em inglês, por isso o aluguel de automóveis é boa opção. Para aqueles que possuem CNH internacional, é a alternativa ideal para famílias ou grupos. A carteira de motorista brasileira não é aceita nos EAU. 

Os turistas devem obter a carteira no modelo internacional com antecedência para poder alugar um veículo, além de respeitar os requisitos apresentados pelas locadoras de acordo com a lei local. Os brasileiros portadores de visto de residente não podem dirigir com carteira internacional, pois devem fazer as aulas e o exame de direção para obter a habilitação válida.


As regras de trânsito são rigorosas e a fiscalização é frequente, tanto por policiais como por radares fotográficos. Direção imprudente, apostar corridas com automóveis e usar telefone celular enquanto dirige são contrários à lei; o uso do cinto de segurança é obrigatório.


Dirigir com qualquer quantidade de álcool no sangue é considerado crime e as penas são severas. Também não é possível levar bebidas alcoólicas em seu carro, caso você não tenha a licença especial para comprá-las.



Se quiser passear em grande estilo, alugue um carro de luxo e desfile pela cidade! Poderá dirigir pela cidade usando o google maps ou solicitar serviço de motorista particular. Também existem serviços de vans para você dividir com teus amigos ou família com translados entre os emirados, e valem a pena quando o número for acima de 8 pessoas. Quer desfilar pela cidade em carros de luxo ou limousines? Tudo isso também é possível, tanto em Dubai quanto em Abu Dhabi.


Outros tipos especiais de transporte: abra boat e monorail


Para cruzar o canal em Dubai creek, um passeio muito agradável seria através de um barco chamado abra. Eles são bem populares e baratos, e a vista ao redor do canal é deslumbrante! Vale a pena pegar esse barquinho e se aventurar na parte antiga onde tem os souks tradicionais para comprar algo bacana. Recomendo que se gaste pelo menos um meio dia neste pequeno passeio, que também pode passar por Jumeirah próximos aos hotéis de luxo e vislumbrar a arquitetura tradicional árabe. 

Outro passeio famoso é o passeio de monorail ou monotrilho, que anda sobre a famosa Palmeira artificial de uma ponta à outra e você consegue visualizar as folhas da palmeira, pois a visão é diferente quando se está de carro. O sistema não está integrado ao metrô, embora tenha uma estação próxima. Este passeio é meio que exclusivo para turistas e vale a pena, pois a vista é deslumbrante... principalmente à noite, e chega no final ao hotel Atlantis the Palm.



ONDE FICAR EM DUBAI?

Dubai tem uma área de 3.885 Km2 que é equivalente a 5% da área total do país excluindo as ilhas. Portanto, a cidade não é grande e você poderá se deslocar facilmente, então é bom entender um pouco de alguns bairros e das atividades principais localizadas nestes bairros. A Cidade de Dubai foi construída ao longo de uma enseada que divide a parte sul de Bur Dubai, o coração tradicional da cidade, da área do norte de Deira. 


Os bairros de Deira e Bur Dubai são parte da história, possuindo uma parte mais antiga e outra mais moderna. Ambos ficam à beira do Dubai Creek que divide a parte histórica ao meio. Deira fica ao norte de Dubai Creek, é uma das zonas mais antigas de Dubai e lar de muitos souks e mercados coloridos, tais como o souk do ouro, o souk das especiarias e o mercado de peixe de Deira. O Corniche percorre o seu caminho ao longo da margem e é um lugar maravilhoso para passear, assim como o labirinto de ruas estreitas que o leva até aos souks. Deira é um centro comercial próspero que contém uma gama enorme de mercados, hotéis e o Aeroporto Internacional.


A principal área de praia do Dubai, a região de Jumeirah é a casa de muitos hotéis e resorts de luxo da cidade (só para quem pode...), como por exemplo, Burj Al Arab e Madinat Jumeirah e também de muitos maravilhosos restaurantes, centros comerciais e boutiques que atraem locais, estrangeiros e visitantes. As espetaculares ilhas feitas pelo homem que fazem parte da Palm Jumeirah alargam a cidade para águas marinhas do Golfo Árabe. Vistas de cima, parecem uma palmeira com 17 ramos, circundadas por uma ilha em forma crescente. Foi o primeiro desenvolvimento em alto mar deste tipo e foi originalmente indicado como a Oitava Maravilha do Mundo. O marco mais famoso da Palm é o colossal resort Atlantis The Palm, com um parque aquático, praia privada e uma baía de golfinhos. 

A marina de Dubai é um dos distritos modernos, sinônimo de badalação. Foi construído em volta da maior marina artificial do mundo e contém um vasto número de restaurantes tops e também complexos de entretenimento e divertimento. As torres e residências que alojam os estrangeiros que chegam são alguns dos mais altos edifícios de apartamentos do mundo. 


A âncora do centro de Dubai é o Burj Khalifa. Não só é o edifício mais alto do mundo, como é acompanhado pelas deslumbrantes exibições da Fonte de Dubai e conta com o Dubai Mall, o maior centro comercial do mundo. O bairro também inclui residências e inúmeros hotéis e centros comerciais. Os hotéis são mais caros nesta parte da cidade.




RELIGIÃO

De acordo com o islamismo, que é a religião local, existem algumas regras de conduta nas quais temos que nos adequar. Os valores da religião islâmica são muito importantes nos Emirados Árabes. Mostrar desrespeito perante crenças religiosas ou práticas é considerado profundamente ofensivo e pode resultar em prisão. Outras religiões podem ser professadas pela comunidade de expatriados. 


Os muçulmanos rezam cinco vezes por dia. Nesses momentos, as mesquitas chamam os fiéis por meio de alto-falantes e a música pública será desligada. Aqueles que estiverem distantes das mesquitas podem parar em qualquer local para rezar, desde as salas designadas dos shoppings e outros espaços públicos até no acostamento das estradas.


Durante o mês de Ramadã ou Ramadan, comer, beber e fumar em público durante o dia é estritamente proibido. O jejum inicia-se pela manhã quando o sol nasce, até o por do sol e tem significado de purificação. Portanto, se você estiver tomando uma água ou comendo, estará cometendo um pecado na frente deles. É melhor se recolher nos hotéis para fazer isso se tiver que ir exatamente neste mês. Portanto, evite visitar o país neste mês, pois a rotina de restaurantes e parques temáticos pode sofrer alterações. Informe-se para saber qual será a data inicial do Ramadã, pois as datas exatas seguem um calendário lunar e mudam a cada ano.



Claro que existem atividades para turistas durante o Ramadan, inclusive, é a época mais barata para visitar o país, com todas as atrações, restaurantes e hotéis vazios, porém como nem tudo está funcionando é necessário pesquisar rigorosamente o itinerário para não ficar restrito no hotel. É possível visitar algumas mesquitas, respeitando-se as regras de cada uma. Os turistas devem trajar-se adequadamente e, em geral, fazer a visita fora do horário de preces. As mulheres estrangeiras podem usar roupas ocidentais, não sendo obrigatório o uso do véu, exceto nas mesquitas.



COMPORTAMENTO E VESTIMENTAS


Em alguns shoppings e nas mesquitas, não é permitido nenhum tipo de contato entre as pessoas, nem abraços e beijos ou mãos dadas. Existe até uma sinalização nas entradas avisando. Mas vale a pena observar o local, pois já vi que em alguns são um pouco mais liberais que outros.


Os emiratis vestem-se com trajes tradicionais e podem sentir-se ofendidos quando pessoas vestem-se de maneira não apropriada ou em discordância com os valores islâmicos. Além de não expor o corpo de forma indecente, as vestimentas não devem conter figuras ou mensagens inadequadas.


As mulheres estrangeiras podem usar roupas ocidentais, não sendo obrigatório o uso do véu (exceto nas mesquitas). É recomendável cobrir os ombros e joelhos, evitando transparências e decotes excessivos. Para os homens, é aconselhável o uso de calças compridas em ambientes mais formais ou religiosos.

Alguns hotéis de luxo também fazem questão de certa etiqueta na vestimenta, portanto é bom se informar antes de visitar locais muito luxuosos. Alguns hotéis emprestam blazers e pashminas para entrar em seus restaurantes, e também as mesquitas emprestam burcas e kerkushas para os visitantes.



Nas praias, parques aquáticos e piscinas, são aceitos trajes de banho ocidentais, (inclusive biquínis). O “topless” é proibido. Não se esqueçam de levar protetor solar, óculos de sol, chapéus e bonés, roupas apropriadas para ingresso em mesquitas e restaurantes sofisticados, garrafa para água, protetor labial, traje de banho, calçados confortáveis, roupas de verão e agasalhos para eventuais noites no deserto.


Bebida alcoólica você poderá encontrar somente nos hotéis e clubes e você paga muito caro por isso. Beber álcool em público é proibido, e fumar não é permitido em muitos edifícios da cidade. Restaurantes com mesas na rua, shoppings e supermercados não vendem.


Outro lembrete importante para o turista, é que os Emiratis não gostam de ser fotografados sem permissão, principalmente as mulheres. Ficam extremamente irritados e fazem você apagar a foto. Fotos do ambiente em geral, sem focar em pessoas específicas, tudo bem!



Evite também: - dançar em público, a não ser nas boates licenciadas e em festas; - fumar fora das áreas designadas para tal; - usar linguajar e gestos ofensivos, inclusive no trânsito (comportamento agressivo pode resultar em prisão); - desrespeitar ou brincar com as vestimentas locais; - desrespeitar as instituições governamentais ou os governantes locais.


IDIOMA

Se você entende árabe, que é o idioma oficial, então você poderá comunicar-se com os nativos. Contudo, o inglês é amplamente utilizado, principalmente em transações comerciais, nos hotéis, nas ruas, etc. Se você não dominar um pouco de inglês, vai sofrer bastante, a não ser que tenha a sorte de encontrar algum brasileiro por lá. Existem muitos estrangeiros provenientes da Índia (50%), países europeus e asiáticos e todos são extremamente polidos e gentis.


CLIMA


De novembro a março, as temperaturas ficam em torno de 30°C, suportáveis para passeios ao ar livre, época de liquidações e de importantes festivais esportivos de golfe e turfe. Procure evitar os meses de julho e agosto, o auge do verão em Dubai, com temperaturas em torno de 50°C, da manhã à noite. Contudo existem vantagens, nesse período, que são os descontos nos hotéis e um festival de liquidações nos shopping centers, e o ar condicionado sempre presente em todos os lugares. No inverno, os dias têm temperatura agradável, na média de 24ºC, mas as noites são relativamente frias: de 12ºC a 15ºC na costa, e 5ºC no meio do deserto ou no topo das montanhas.




MOEDA


A moeda dos Emirados é o Emirati Dirham (Dh ou AED), com valor atrelado ao dólar: US$ 1 equivale a 3,67 dirhams. O dirham foi oficialmente atrelado ao dólar americano desde fevereiro de 2002, isto significa que o câmbio não muda. Casas de Câmbio dentro do Aeroporto Internacional de Dubai ficam abertas 24 horas por dia e também poderá encontrar facilmente casas de câmbio nos shoppings com boas taxas de câmbio. Cartões de crédito são aceitos, inclusives nos souks, mas é bom ter dinheiro também, para evitar qualquer surpresa.


PASSAPORTE E VISTO


Entrou em vigor o acordo entre os governos do Brasil e Emirados Árabes Unidos sobre a mútua isenção de vistos para portadores de passaporte comum.

O Acordo prevê a permanência por período máximo de noventa (90) dias a cada doze (12) meses, a partir da data de primeira entrada nos Emirados, para viagens a turismo, negócios, ou em trânsito.

Os Emirados Árabes Unidos não permitem a entrada no país de portadores de passaporte de emergência. O passaporte de emergência só é aceito para trânsito nos aeroportos internacionais.

O passaporte deve ter data de expiração superior a 6 meses na data de entrada nos Emirados Árabes Unidos.



SEGURANÇA


Os EAU formam um país bastante seguro em relação à violência urbana. Mesmo assim, mantenha uma postura precavida em relação a seus itens de valor e evite situações de risco. Mulheres desacompanhadas, principalmente à noite, podem se sentir mais à vontade nos táxis femininos.


Desastres naturais são altamente improváveis no país. Nas regiões desérticas, o clima rigoroso (quente e seco) exige cuidados especiais dos viajantes; recomenda-se que os passeios sejam feitos na companhia de um guia local.


Os EAU são um país pacífico, que procura manter boas relações com os vizinhos. Embora esteja em uma região cujo equilíbrio político é delicado, não há registros de atendados terroristas recentes. A segurança em aeroportos e grandes eventos é rigorosa.



A segurança nas cidades de Dubai e Abu Dhabi é excelente, com índices de criminalidade zero, portanto podem passear tranquilamente por lá, mesmo que seja de noite. Mesmo que não seja requisito obrigatório para ingressar no país de destino, contrate, sempre que possível, um seguro de viagem internacional para sua viagem. O custo de um seguro é menor do que se costuma pensar e,  diferentemente do que ocorre no Brasil, nos Emirados Árabes os turistas não tem direito a atendimento médico gratuito. Emergências médicas comuns, como intoxicações alimentares, acidentes de trânsito, acidentes vasculares, infartos cardíacos e enfermidades em geral, podem ocorrer a qualquer viajante. Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar dezenas ou até centenas de milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para o viajante e seus familiares. 

Clique aqui para ver opções de seguro viagem para os Emirados. Caso precise de ajuda é só chamar. Você terá desconto de 10% acessando o link.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Fuso horário:  7 horas a frente do horário de Brasília.

Voltagem: 220/240 volts.

Fim de semana: sexta-feira e sábado para organismos governamentais. Algumas empresas particulares trabalham seis dias por semana.



 
 
 

コメント


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page