TRABALHAR E ESTUDAR EM DUBAI
- Lílian Côcco
- 1 de dez. de 2019
- 13 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2020
Dubai tornou-se um dos maiores e mais estáveis centros de negócios do mundo, tornando-se um lugar ainda mais atraente para se trabalhar no exterior, sem mencionar os salários isentos de impostos! A magnificência de Dubai hipnotiza pessoas de todo o mundo e oferece uma experiência cultural única.

Aqueles que procuram trabalho no exterior descobrirão que essa cidade possui oportunidades de trabalho aparentemente incessantes. Na verdade, a maioria da força de trabalho da cidade é composta de expatriados, já que Dubai construiu uma grande reputação como um dos principais destinos para trabalhar no exterior, com desenvolvimento de diversas habilidades profissionais.
TRABALHAR EM DUBAI: COMO FUNCIONA?

Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos, que é uma confederação de Emirados, também composta por Abu Dhabi, Ajman, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah e Umm Al-Quwain. Abu Dhabi e Dubai são os dois principais parceiros e subsidiam os demais Emirados. Tal como acontece com os outros estados do Golfo, o petróleo e o gás sustentam a economia dos Emirados, porém a diversificação econômica tem sido encorajada, sendo os principais projetos os que incluem, petroquímica, telecomunicações, aviação e turismo.
Os Emirados Árabes Unidos têm a maior renda per capita do mundo árabe. Dubai teve uma necessidade mais urgente de se diversificar do que os outros Emirados e respondeu desenvolvendo um amplo portfólio de interesses industriais, de fabricação, construção e serviços.
Dubai faz parte dos Emirados Árabes Unidos, que é uma confederação de Emirados, também composta por Abu Dhabi, Ajman, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah e Umm Al-Quwain. Abu Dhabi e Dubai são os dois principais parceiros e subsidiam os demais Emirados. Tal como acontece com os outros estados do Golfo, o petróleo e o gás sustentam a economia dos Emirados, porém a diversificação econômica tem sido encorajada, sendo os principais projetos os que incluem, petroquímica, telecomunicações, aviação e turismo.

CONDIÇÕES DE TRABALHO EM DUBAI
Com tanta competição por empregos em nossa pátria, você terá muito mais oportunidades em Dubai do que em outros lugares, especialmente se tiver um diploma universitário e conhecer as pessoas certas, porque há uma escassez de pessoas de qualidade no mercado de trabalho. Porém, se você está acostumado com as condições de trabalho ocidentais, o trabalho em Dubai pode ser um choque.
Com tanto trabalho barato da Ásia e da Europa Oriental, certos empregos estão fechados para os ocidentais, incluindo muitas ocupações "manuais", como carpinteiros e encanadores; atendentes de bomba de gasolina, assistentes de loja, trabalhadores da construção civil, taxistas, etc. Ou seja, os trabalhos básicos são ocupados por diversas nacionalidades com salários baixos e é necessária uma estrutura de apoio de uma comunidade de expatriados para que se consiga sobrar alguns dirhams no final do mês. De acordo com o Conselho de Cidadãos Brasileiros nos Emirados Árabes Unidos (CCBEAU), estima-se que existem cerca de 10 mil brasileiros residentes no país. Este conselho potencializa a comunicação entre os membros da comunidade brasileira, mas ainda sim é um número pequeno se comparado a outras nacionalidades.

Além de seu salário, os trabalhadores contratados recebem uma "indenização" no final do período do contrato. A indenização é geralmente baseada no salário base, excluindo qualquer bônus. A indenização pode ser uma quantia significativa de dinheiro se você estiver trabalhando em Dubai por um longo tempo e muitas pessoas conseguem um acúmulo financeiro razoável ou viver uma boa vida. Se você é inteligente e disciplinado, é possível que você consiga poder fazer alguns dos dois. A indenização não tem nada a ver com seguro, mas é um bônus de fim de contrato que é exigido por lei para ser pago aos trabalhadores expatriados como uma espécie de "obrigado" por estar a serviço do Estado. (Também é conhecido como "benefícios de fim de serviço"). As escalas de indenização geralmente equivalem a 21 dias de pagamento básico por ano de emprego nos primeiros cinco anos e depois a 30 dias de salário por ano de emprego.
A semana de trabalho em Dubai tende a variar entre 40 e 48 horas, dependendo da política da empresa em particular. As horas de expediente são geralmente das 8:30 h ou 9:00 h às 17:30 h ou 18:00 h, mas algumas empresas também dividem o dia de trabalho em dois, geralmente de 8:00 às 13:00 e 16:00 às 19:00. Não há diferença entre as horas de verão e inverno.
No mês do Ramadã, a jornada de trabalho é reduzida para seis horas e, legalmente, isso deve ser aplicado a todos os funcionários, mas muitas empresas só aplicam isso aos muçulmanos, que jejuam durante o dia. Sexta-feira é o dia muçulmano de descanso e hoje em dia o fim de semana é na sexta-feira e no sábado.

Existem também vários pontos cruciais com os quais você precisa estar ciente. Depois de assinar um contrato (que pode ser de prazo fixo ou aberto), a empresa para a qual você trabalha tem que patrociná-lo. Como parte do processo de obtenção de patrocínio e obtenção do seu visto de residência, você deve fornecer uma amostra de sangue, que é testada para doenças transmissíveis. Se você mostrar qualquer indicação de doença, será deportado imediatamente.
Você deve idealmente ter uma oferta fechada de emprego antes de viajar para Dubai. Visitas especulativas são ocasionalmente bem-sucedidas, mas você precisa ter uma boa sorte e ter qualificações e experiência de alto nível para ter qualquer chance. Além disso, você certamente precisará de contatos locais bem informados e terá feito algumas pesquisas sobre os tipos de empresa que mais valorizam sua experiência.
TRABALHAR EM DUBAI VALE A PENA?
O trabalho em Dubai pode ser lucrativo para muitos, com altos salários e baixos impostos, é uma meca para quem quer ganhar muito dinheiro. No entanto, ainda é importante ter em mente que Dubai é uma cidade árabe, situada dentro de um país muçulmano. Com a tradição e a lei em alta consideração, é importante que qualquer pessoa que viva e trabalhe em Dubai saiba exatamente o que está fazendo e o que será esperado dela.
Saber inglês é primordial para trabalhar em Dubai e a qualidade do emprego está diretamente relacionada com a sua capacidade de se comunicar neste idioma. Como a população é bastante miscigenada, sendo cerca de 85% formada por expatriados, o idioma inglês é falado por todos. Portanto, se você não souber inglês, comece a fazer um curso básico para iniciar esta trajetória de sucesso em sua vida!

Aprender árabe também é um diferencial bacana. Isso é mais uma questão de gentileza do que uma necessidade real de aprender, já que o idioma mais falado é o inglês. A maioria das pessoas que você vai encontrar em Dubai será de todo o mundo, incluindo Índia, Filipinas e Europa, no entanto, você conhecerá outros cidadãos árabes do Líbano, Egito, Síria, Iraque, Omâ, Arábia Saudita, e ter algumas palavras em árabe, vai ajudar a encurtar um longo caminho. Palavras como "obrigado" e "adeus" sempre serão úteis em qualquer idioma. Você terá preferência sobre outros candidatos caso consiga se comunicar em árabe de forma apropriada.
Se você planeja encontrar empregos em um futuro próximo, então você precisa saber antes de trabalhar em Dubai que:
a) Você precisará usar roupas mais conservadoras. Embora considerado muito liberal quando colocado em contexto em comparação com outros lugares no Oriente Médio, Dubai ainda mantém códigos de vestuário conservadores. Qualquer roupa que seja um tanto transparente, decotada ou curta deve ser deixada em casa e, não é muito legal para as mulheres trabalhar com ombros, estômago e costas de fora. Os homens devem cobrir o peito e todas as roupas íntimas não podem aparecer. Tais regras são mais relaxadas quando se trata da praia e em piscinas de propriedade de hotéis ou passeios, pois a cidade é multi-cultural. No final do dia, certifique-se de manter a modéstia em suas roupas todos os dias, não importa o emprego que você encontrar.
Saber inglês é primordial para trabalhar em Dubai e a qualidade do emprego está diretamente relacionada com a sua capacidade de se comunicar neste idioma.
b) Relações pré-matrimoniais são ilegais. Você deve considerar isso antes de começar a procurar emprego por lá. De fato, mesmo que você tenha vivido com seu parceiro por décadas, você não pode legalmente viver junto enquanto vive e trabalha em Dubai - mesmo em hotéis, se não for casado oficialmente. É importante que você não corra nenhum risco em relação a esta lei, pois você pode ser preso e depois deportado do país.
c) Exibições públicas de afeto são pouco toleradas.Na mesma linha, apesar de segurar as mãos geralmente é bom (se você é casado), beijar e abraçar não é tolerado em público. No que diz respeito à dança, no entanto, as regras são ligeiramente diferentes, como é permitido na privacidade de sua própria casa ou em clubes licenciados, mas dançar em público é considerado provocativo. É profundamente desaprovado que os homens tirem fotos de mulheres sem permissão, sejam de natureza sexual ou de assédio em relação a elas, ou até falem aleatoriamente com uma mulher na rua. Se você é um homem à procura de emprego em Dubai, certifique-se de estar ciente dessas expectativas de gênero.

d) Valores islâmicos devem ser respeitados. Os muçulmanos rezam cinco vezes por dia, quando as mesquitas chamam as pessoas através dos seus sistemas de alto falantes. Durante esse tempo, é importante que você desligue todas as músicas para que as orações diárias possam ser realizadas. Durante o Ramadã, também é importante saber que beber, fumar, tocar música alta e dançar durante o dia são estritamente proibidos. Quebrar essas regras pode resultar em pesadas punições - mesmo para não-muçulmanos que vivem e trabalham em Dubai. Em geral, qualquer desrespeito às crenças ou práticas religiosas é considerado ofensivo e pode resultar em multa pesada e prisão. Dito isto, todas as religiões são respeitadas nos Emirados Árabes Unidos e, portanto, podem ser seguidas por expatriados que trabalham em Dubai. Aversão a outras religiões e culturas é talvez o maior equívoco que as pessoas têm sobre o Oriente Médio. Seja respeitoso. Respeite as diferenças religiosas e culturais, aproveite a oportunidade para aprender e entender e reserve algum tempo para conversar com a população local. Ocasiões religiosas como o Ramadã e o Eid são extremamente importantes no calendário islâmico. Quem pensa em mudar-se para Dubai deve ser incentivado a participar, desfrutar de um Iftar (refeição tomada ao quebrar o jejum) e aproveitar as festas e celebrações que acontecem nessas ocasiões.

e) O consumo de álcool e inebriação são ilegais em público. Você poderá comprar e consumir bebidas alcoólicas em hotéis e clubes licenciados, mas lembre-se de que isso não altera a lei além das portas. É altamente recomendável que, se você estiver saindo das instalações, você entre direto em um táxi e não passeie pela área. Se você é um bebedor social ou gosta de desfrutar de um copo de vinho ou uma garrafa de cerveja no final do dia, sinto em informar, mas a bebida alcoólica é muito cara por lá. Certifique-se de considerar esta lei antes de trabalhar em Dubai.
Eu tenho dois conselhos sobre álcool: em primeiro lugar, não tome álcool em público. Por exemplo, se você estiver planejando um dia na praia ou fazendo um piquenique no parque, não fique tentado a levar qualquer bebida com você. Se você for pego em público com álcool, terá algumas repercussões bastante sérias. Em segundo lugar, se você esteve em um brunch de bebida alcoólica ou indo para casa depois de uma grande noite fora, sempre tente manter a compostura em público e tente parecer o mais sóbrio possível. As autoridades de Dubai têm muito pouca tolerância ao comportamento de bêbado.
Lembre-se que existem variações na aplicação da lei, pois dependemos da tolerância de pessoas para isso. É o mesmo esquema de quando orientamos com relação à imigração, podem pedir documentação ou não, podem revistar ou não, mas se você estiver dentro da lei, não há o que se preocupar ok? Se todas essas coisas não forem um empecilho para você, é hora de encontrar emprego em Dubai!
QUERO TRABALHAR EM DUBAI: COMO FAÇO?
Conseguir um emprego em Dubai não é tão fácil quanto você imagina, mas também não é impossível. As empresas investem uma quantia substancial de dinheiro no processo de contratação, que inclui custos de visto, vôos, seguro médico e benefícios de moradia.
Antes de se candidatar a um emprego em Dubai, certifique-se de estar preparado para o processo de recrutamento e tenha certeza de que realmente deseja se mudar para lá. Também é muito importante certificar-se de que você tenha todos os seus documentos em ordem, pois eles são normalmente necessários para o processamento de visto para trabalhos de alto nível. Ahh! E tenha dinheiro suficiente para sobreviver até que você receba seu primeiro cheque.

Você deverá estar atento a todos os detalhes descritos a seguir:
a) Obter o visto certo: você vai precisar de um visto de trabalho. A boa notícia é que, se você é funcionário de uma empresa de Dubai, é fácil obter essas informações. Os vistos de turista podem ser uma boa maneira de entrar no país para realizar sua pesquisa de emprego, mas não é possível trabalhar com esse tipo de visto.. Se você for pego trabalhando com um visto de turista, pode ser preso ou multado e deportado.
b) Obtenha seus cartões de saúde e trabalho: enquanto seu visto de trabalho estiver sendo processado, você precisará enviar seus registros médicos, cópias de passaporte, foto, carta de oferta de emprego e pedido de visto ao Departamento de Saúde e Serviços Médicos. Você também terá que fazer um exame de sangue para descartar doenças como HIV, hepatite C e tuberculose. No momento, os EAU não permitem que portadores estrangeiros dessas doenças residam nos Emirados. Depois de passar em todos os testes, você receberá um cartão de saúde, que é obrigatório para trabalhadores estrangeiros em Dubai.
b) Você também precisará de um carteira de trabalho que envolva o envio de sua foto de passaporte, contrato de trabalho, visto de entrada, registros médicos e licença de trabalho de seu empregador ao Ministério do Trabalho. Por fim, você precisará de um visto de residência emitido pela Diretoria Geral de Assuntos de Residência e Estrangeiros de Dubai. Você precisará ir pessoalmente, preencher um formulário, fornecer seu passaporte, registros médicos, atestado de saúde, autorização de entrada original, fotos de passaporte, uma cópia do cartão de trabalho e o recibo do processamento do cartão de trabalho. E é isso! Com seu visto de trabalho, cartão de saúde, carteira de trabalho e visto de residência em mãos, você está pronto para começar legalmente a trabalhar em Dubai.

c) Conheça o seu mercado de trabalho: alguns mercados onde os candidatos a emprego podem encontrar sucesso incluem: jurídico, finanças, marketing, compras, hotelaria, telecomunicações, turismo, vendas, engenharia.
d) Confira vagas em grandes empresas: existem algumas empresas que são bem conhecidas em Dubai pela sua contratação rigorosa e excelente posição como locais de trabalho. O top 10 desses negócios inclui as cadeias de varejo THE One, Splash, Estee Lauder e Hilti Emirates, a gigante de mídia Omnicom, os especialistas em TI EMC², Hilton Worldwide, serviços profissionais Weber Shandwick e FedEx. e) Inscreva-se online: para se ter uma ideia melhor do que as empresas estão contratando em Dubai, a bayt.com, é a favorita entre os candidatos a emprego em Dubai, e é um bom começo para sua pesquisa de emprego. Atente-se para o fato de estar buscando na internet, cuja a demanda envolve contato com pessoas desconhecidas. Foi relatado por diversas vezes que alguns golpistas tentam extrair dinheiro de pessoas que desejam trabalhar por lá. Cuidado!!! Verifique a idoneidade da empresa principalmente quando pedirem dinheiro adiantado. É possível que estejam tentando extorquir o seu dinheiro. Sabendo da vaga em aberto, ligue para a empresa ou peça para amigos te ajudarem nesta verificação. Se você tomar bastante cuidado, veja outras sugestões de sites que ofertam empregos na região: Dubai Task; Khaleej Times Jobs; Dubizzle; Naukrigulf; Indeed; Laimoon; LinkedIn; Gulftalent; Efinancial Careers.

f) Considere contratar um recrutador: muitas empresas de Dubai contratam através de headhunters. Trabalhar com uma agência é muito comum, e ainda é a melhor maneira de conseguir um emprego dentro do emirado. Se decidir trabalhar em uma agência, tome cuidado pois existem várias denúncias de ofertas de trabalho fraudulentas. Normalmente os criminosos usam o nome de grandes empresas do país para fazer as falsas ofertas de trabalho. Não acredite em ofertas de trabalho que envolvam qualquer tipo de pagamento de sua parte. Os gastos da viagem, tais como visto e passagem, são normalmente pagos pelas empresas. Para se certificar de que a oferta de trabalho é verdadeira, procure o número de telefone do departamento de recursos humanos da empresa pela internet e ligue perguntando sobre a veracidade da oferta de trabalho. Algumas das principais agências são: Jivaro Partners (Comunicação & Marketing), ESP International (Conferências, Eventos, Hotelaria), Robbert Murray (Desenvolvimento, Construção, Engenharia & Setor Público), BAC Middle East (Engenharia, marketing & Administração).

g) Trabalhe no seu CV: a ferramenta mais importante na sua busca de emprego será o seu currículo. O mercado de trabalho de Dubai é extremamente competitivo e, em média, um recrutador gastará apenas seis segundos conferindo seu currículo. Os candidatos que se apresentam de maneira mais exclusiva, apoiados em fatos como metas realizadas, projetos trabalhados, entre outros, tem mais chance de serem avaliados.
h) Contacte sua rede: Dubai é conhecido por contratar internamente e entre candidatos referenciados por funcionários. Se você conhece alguém dentro da empresa, você tem até 6,6% mais chances de conseguir o emprego. Se você não puder ir a Dubai para eventos de rede, ainda poderá se conectar. Não apenas há muitas comunidades on-line e redes de mídia social.
EXISTE OUTRO JEITO DE CONSEGUIR TRABALHO EM DUBAI?
Os Emirados Árabes abriram a possibilidade para estrangeiros trabalharem no país enquanto estudam inglês. Mesmo que você tenha um nível de inglês excelente, você poderá usar esta estratégia, que eu considero uma das mais baratas para estudar e trabalhar em Dubai. A escola em Dubai ajuda em tudo, desde o visto, até a orientação para o trabalho, porém quem consegue o trabalho é o próprio estudante, com seu esforço e dedicação, participando nos processos seletivos.

Para trabalhar em Dubai como estudante é importante que o candidato tenha conhecimentos do idioma inglês, e preferência com nível mínimo no intermediário . Quanto melhor o nível de inglês, mais chances o estudante tem de encontrar um trabalho. Para estudantes com nível de inglês básico vai demorar um pouco mais de tempo para encontrar um trabalho, portanto aconselho que faça um curso de inglês básico/intermediário no seu país de origem para ter melhores condições e competição.
Uma outra opção interessante e com um custo relativamente baixo seria já ter um parente ou amigo morando e trabalhando por lá. Essa pessoa poderia te receber em sua residência por alguns meses enquanto você estuda ou procura trabalho, mas tenha em mente que você deverá ficar autossuficiente o mais rápido possível para não pesar no orçamento. O visto neste tipo de caso é diferente do visto de estudo e trabalho, e a pessoa que está te recebendo será a tua patrocinadora, devendo entrar em contato com um departamento específico para isso.
INTERCÂMBIO EM DUBAI
Ao fazer um intercâmbio em Dubai, você terá oportunidade de se mesclar com um população diferenciada, já que existem muitas nacionalidades trabalhando e estudando na cidade. Você terá oportunidade de encarar diversos tipos de sotaques, principalmente os asiáticos e indianos e o teu nível de proficiência ficará excelente, com um ouvido treinado para todos os desafios de comunicação.
No geral durante os estudos em Dubai, os estudantes trabalham em empregos temporários na área de eventos e hotelaria; também em cafés, lojas e restaurantes. É também possível conseguir trabalhar em posições em áreas mais específicas como escritórios de negócios, marketing e parques. As vagas em setores mais específicos são mais concorridas e tem mais exigências de pré-requisitos como nível de inglês fluente e experiência em trabalhos anteriores.
Ficou interessado nesta estratégia? Então preencha o formulário no final esta página e solicite sua cotação para intercâmbio.

CONSEGUI UM TRABALHO EM DUBAI, E AGORA?
Esteja atento na hora de assinar seu contrato de trabalho. Pelas leis atuais dos Emirados, os empregadores tem que entregar aos candidatos recrutados, uma "offer letter", registrada no Ministério do Trabalho dos Emirados, onde conste todas as condições do contrato. O contrato de trabalho é assinado pelos candidatos nos Emirados, quando da chegada ao país.
Procure que todas as condições estejam detalhadas na "offer letter" e no contrato, tais como rescisão em caso de não cumprimento, condições da acomodação (dividida com terceiros ou não), carga horária, horas extra, passagem de volta ao Brasil, direitos dos familiares, etc. Não é possível reclamar posteriormente por qualquer promessa feita verbalmente, mas que não tenha sido incluída na "offer letter" e no contrato de trabalho.

É comum as empresas cobrarem restituição do valor gasto com visto e passagem aérea daqueles funcionários que não cumprem com seus contratos de trabalho, portanto trabalhe com dedicação e responsabilidade.
Boa sorte e sucesso!!
As informações descritas neste artigo foram retiradas das seguintes páginas:
Comments